Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curiosidades históricas

A minha querida prima, OLGA de nome, da Terra Deles mas há muitos anos a residir em ÉVORA, enviou-me esta preciosidade que deve ser lida na íntegra pois só assim nos deliciamos com o detalhe, a simplicidade das tarefas como por exemplo, renovar o céu, arranjar as estrelas e lavar a lua... fazer um menino ao colo de Nossa Senhora... e por fim limpar as unhas e por os cornos ao diabo, assim mesmo, e concordo em absoluto, pois o diabo merece um valente par deles... Então, e a título muito excepcional, e por se tratar de documento histórico carregado de simbolismo não resisto a dar-lhe vida no Terra dos Cães.


Tirar as nódoas e alargar as pernas ao filho do Tobias... que pena não saber o nome de tal filho... fica a pergunta sobre se alguém se lembra do nome.

Manuel Peralta

3 comentários:

  1. É pena que a factura em anexo, não tenha os elementos desenhados e cotados!Para termos uma ideia da dimensão da Obra, mais fundamentada.
    No entanto, uma conta de 4 dígitos, mesmo em Braga, a terra de Santos da Cunha e Cónego Melo
    deveria ser uma conta calada!
    E poderíamos confrontar a mesma reparação aos custos de hoje. O mestre de restauro alcainense
    Ti Moisés Rafael, que não vejo há largos meses mas que creio ainda vivo, com a sua experiência
    de dezenas de anos de verdadeiro artista na arte do restauro, dar-nos-ia o seu parecer abalizado.
    Assim ficamos sem saber, se os crentes de Braga
    foram ou não levados com tal orçamento!
    A obra não era fácil, reconheça-se. Desde trabalhos de indole oftalmológica, até trabalho
    de sapateiro nas botas de São Miguel, passando
    por trabalhos de alfaiataria e cabeleireiro, mas o mais difícil, suponho, a fisioterapia a que o incógnito filho de Tobias teria que se submeter!
    Do passado conseguem por vezes resgatar-se estas pérolas de "estória". E então no que toca à arte sacra, as fontes que qualquer sacristia representa, são com certeza um manancial dessas informações! Zé Castilho

    ResponderEliminar
  2. Caro Peralta

    Apesar de não ser crente, move-me uma curiosidade mórbida em descortinar e tentar perceber alguns trechos” pasme-se” sobre a Bíblia.
    Lembrei-me do teu texto “Curiosidades Históricas” que ilustra essa factura hilariante e detalhada datada de 1853 e percebi o porquê da dita não referir o nome do filho de Tobias.
    Na minha pesquisa, encontrei um texto de São João Bosco,” São Rafael Arcanjo serviu como anjo da guarda de Tobias” onde este, a determinada altura narra o seguinte:
    Enviado pelo pai - também chamado Tobias - a uma terra desconhecida, o jovem viajante ,,,,,,,,,,,”, quem diria?

    João Manuel

    Fonte:
    Site:
    Www.arautos.org/.../8439-sao-rafael-arcanjo-serviu-como-anjo-da-guarda-de-tobias -

    ResponderEliminar
  3. Depois de consultar uma bíblia também cheguei à mesma conclusão que o João Manuel.
    Os nomes de Tobito e de Tobias tendem a ser confundidos um com o outro em alguns textos, sobretudo da Vulgata e outras versões.
    A bíblia que inicialmente terá sido redigida em aramaico(1), na tradução para Setenta (ou grega), aparece o nome de Tobito pai, e Tobias filho.
    O nome de Tobite(abreviatura hebraica de Tôbiyyâh, quer dizer “Deus é bom”, ou “o meu bem está em Deus”).
    Na tradução para a Vulgata (ou latina), é Tobias pai, e Tobias filho.
    Neste caso vamos usar a versão Vulgata.
    Uma noite Tobias pai, deitou-se no pátio da sua casa junto a um muro, deixando a face descoberta por causa do calor. Ignorava que havia pássaros no muro e, tendo os olhos abertos recebeu os excrementos quentes dos pássaros, que deram origem a umas manchas brancas.
    Procurou médicos para o tratarem mas, quanto mais remédios lhe davam, mais o cegavam por causa das escamas(2), até que perdeu a vista.(Ficou cego durante quatro anos).
    Tobias filho partiu então acompanhado pelo Arcanjo São Gabriel “Deus cura” à procura de um remédio para a doença do pai.
    Ao chegar a um determinado sítio, São Gabriel sugeriu a Tobias que apanhasse um peixe para lhe extrair o fel, e com ele curar a cegueira do pai.
    (1)Grupo de línguas semitas falada pelos habitantes da Síria e Mesopotânea, povoadas pelos descendentes de Araão.
    (2) Laminazinha que se separa da epiderme, em consequência de certas moléstias.


    Fotos, site: http://fr.wikipedia.org/wiki/Errol_Tobias

    Manuel Geada

    ResponderEliminar