Páginas

sábado, 5 de abril de 2025

Os edifícios do CICLO PREPARATÓRIO e do INFANTÁRIO em 1980 (1)

 Curioso!

No momento em que escrevo este texto, ouço ao longe, o barulho de uma máquina retroescavadora, destruindo nas instalações do edifício do antigo Ciclo Preparatório, pilares e paredes em prefabricado pesado, que em 1980 se erigiram.

Uma vez que, devido ao facto de cada vez haver menos alunos, Ciclo e Secundário ocupam de há anos o mesmo edifício, estando há anos livre o edifício do Ciclo Preparatório. Em parte deste edifício, está já em avançado estado de construção, um novo edifício destinado à Extensão de Saúde de Alcains.

Como refere acima a notícia do Reconquista quer as obras do Ciclo quer do Infantário, estas à Pedreira, estavam paradas por falência de ambos os empreiteiros.

A Junta, ciente da situação, acionou todas as entidades que podiam ajudar, com ofícios, chamadas telefónicas e encontros pessoais quer com a Direção geral de Construções Escolares, Câmara de Castelo Branco, Governo Civil alertando para a urgente necessidade de se iniciarem as obras que estavam paradas.

Da Direção Geral das Construções Escolares recebi um ofício indicando que o edifício iria ser de construção rápida, em prefabricado pesado, mais barato em custo e, mais rápido em execução. Sendo Alcains uma terra, na data, de pedreiros, canteiros e muita pedra, (granito) tentei que a construção tivesse alguma cantaria uma vez que, seria construção para permanecer muitos anos.

Em encontro que tive na altura com o nosso conterrâneo, Presidente General Eanes, pedi-lhe que intercedesse junto do ministério para ser atendida esta minha, da Junta, pretensão. Respondeu que era Presidente de todos os Portugueses e, que Alcains teria o tratamento por parte dele que todas as restantes freguesias do País. A partir desta resposta nada mais lhe solicitei para Alcains.

O terreno onde se construiu o edifício do Ciclo foi doado pela família do Senhor José dos Reis Sanches e, em gesto de agradecimento pela valiosa oferta, a Junta propôs à Assembleia da Freguesia que fosse dado o nome da rua onde o edifício se construiu ao filho do Senhor José dos Reis, falecido precocemente, o Senhor José dos Reis Sanches Júnior, até hoje. Lá está a placa.

Mais tarde e uma vez na Junta, fomos visitados pela Senhora Dona Teresinha Sanches, viúva do Senhor José dos Reis Sanches Júnior, que ao passar pelo local se deparou com o nome do seu marido na rua. Emocionada agradeceu o gesto da Junta e Assembleia. Para mim a Dona Teresinha Sanches merecia que a autarquia a recordasse, pois foi uma MULHER que sempre esteve disposta a colaborar e a ajudar Alcains.

O jornal semanário O TEMPO, que entretanto deixou de editar, dava nota do dinheiro que a CEE deu a Portugal para a construção de escolas, onde se pode ler a de Alcains.

Manuel Peralta


Nota. A seguir escreverei sobre o Infantário.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

ESTAÇÃO ELEVATÓRIA de ÁGUAS RESIDUAIS de ALCAINS – OBRAS

Porque as promessas são para cumprir e, por outro lado as datas contam, decidi enviar email relembrando as Autoridades que prometem, confrontando-as com as sua promessas.

De: Manuel Peralta

Enviada: 2 de abril de 2025 11:51

Para: 'geral.advt@adp.pt'

Cc: 'Clientes AdVT' <clientes.advt@epal.pt>; 'geral@apambiente.pt' <geral@apambiente.pt>; 'camara@cm-castelobranco.pt' <camara@cm-castelobranco.pt>; 'geral@sm-castelobranco.pt' <geral@sm-castelobranco.pt>; 'arht.geral@apambiente.pt' <arht.geral@apambiente.pt>; 'igamaot@igamaot.gov.pt' <igamaot@igamaot.gov.pt>; 'info@adp.pt' <info@adp.pt>; 'geral@oviger.pt' <geral@oviger.pt>

Assunto: Obras na Estação Elevatória de Águas Residuais de ALCAINS.


Bom dia Srª. Dª. Cláudia André.

Coordenadora de departamento de Produtos, Clientes e Serviços da EPAl, grupo ADPortugal.

“sendo expectável que as obras se iniciem no início de 2025, assim me informou por escrito, email, em 15.10.2024“.

O primeiro trimestre de 2025, já lá vai.

Não é que seja tarde, dada a situação do país, eleições, campanhas, razões insuficientes para se atrasar o que já deveria ter sido feito.

A foto supra mostra o estado exterior da vossa EEAR, que presumo não limpa como habitualmente, pois as obras quando se iniciarem limparão decerto a envolvente aos equipamentos.

Pacientemente continua a aguardar, por notícias ou obras.

Agradeço a leitura abaixo do seu email de 15.10.2024.

Cumprimentos e ao dispor.

Manuel Peralta


Nota. Em 14/15 de abril de 2025, este mês portanto, está prevista pelos SMASCB/CMCB, a ligação dos efluentes do matadouro da OVIGER, já tratados de acordo com os parâmetros ambeintais, à vossa EEAR de Alcains.

Se ambas promessas se concretizarem, em termos ambientais, vai ser um excelente ano para o AMBIENTE EM GERAL e, para ALCAINS.

De: Clientes AdVT 

Enviada: 15 de outubro de 2024 17:50

Para: manuel-r-peralta@sapo.pt

Cc: geral@apambiente.pt; presidente@cm-castelobranco.pt; sonia.mexia@sm-castelobranco.pt; arht.geral@apambiente.pt; igamaot@igamaot.gov.pt; sepna@gnr.pt; geral@ccdrc.pt

Assunto: Estação elevatória de efluentes domésticos em ALCAINS

Ex.mo senhor,

Em resposta à sua comunicação, de 18 de setembro de 2024, relativa ao funcionamento da Estação de Águas Residuais de Alcains (EEAR), a qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos prestar os seguintes esclarecimentos.


De acordo com os nossos registos, não ocorreu qualquer anomalia no funcionamento da EEAR Alcains que origine a descarga de águas residuais não tratadas no meio recetor, mantendo-se todas as atividades de operação e conservação da infraestrutura atual, de forma a assegurar o correto funcionamento da mesma.

Não obstante, e com o objetivo de garantir melhores condições de exploração da EEAR Alcains, a Águas do Vale Tejo tem em curso um procedimento para contratação de uma empreitada de obras públicas que irá assegurar a remodelação/beneficiação desta infraestrutura, sendo expectável que as obras se iniciem no início de 2025.

Desde já nos encontramos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos.