Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O CIRCUITO DE MANUTENÇÃO DE SANTA APOLÓNIA

No início da década de oitenta, cinco anos depois do 25 de abril, houve uma elevada necessidade por parte dos cidadãos de participarem em algo que melhorasse a vida coletiva. Um pouco por todo o lado, surgiam iniciativas, desde a ambulância para a freguesia, à biblioteca, passando pelo desporto, todos, e cada um à sua maneira, participavam e davam voz aos seus anseios.

Um grupo de Alcainenses, tendo à frente o Sr. ISIDRO ALMEIDA, da metalúrgica ISIDROS, apareceram na Junta para que se fizesse um circuito de manutenção.

Estavam dispostos a colaborar, nomeadamente executando na oficina da Metalúrgica Isidros, todos os equipamentos onde se executavam os exercícios de manutenção.

Para o efeito foram feitas algumas reuniões para dar forma ao pedido e, fazer.

FAZER!

Entretanto, foi pela junta pedido o apoio da Delegação da Direção Geral dos Desportos de Castelo Branco, na pessoa do seu diretor, o Professor Pissarra, que concordando com o proposto se comprometeu a oferecer as placas que, junto de cada obstáculo, explicitavam como e, quantos exercícios eram aconselhados a fazer, bem como supervisionar as questões técnicas, segurança, durante a sua execução.

Unanimidade quanto à escolha do local, SANTA APOLÓNIA, com bons ares e livre de trânsito, fez a junta da Freguesia a terraplanagem do local limpando, retirando pedras e melhorando os caminhos de todos os percursos de modo a facilitar o fruir do Circuito de Manutenção.

Porque se necessitava de dar a conhecer publicamente esta iniciativa, para que os Alcainenses pudessem disfrutar deste espaço de desporto, a junta pediu ao Sr. Diogo Trigueiros, que as Fábricas Lusitana participassem no evento, imprimindo gratuitamente na sua tipografia os panfletos da iniciativa.

E assim foi, o Sr. José "tipógrafo" imprimiu os folhetos que em elevado número foram distribuídos pela freguesia.

Ao mesmo tempo na metalúrgica Isidros, o Sr. Isidro Almeida, executava todos os equipamentos e, foram muitos, que num fim de semana com os trabalhadores da Junta com cimento no solo, se fixaram todos os equipamentos.

Refiro entretanto que, todos estes equipamentos foram GRATUITAMENTE OFERECIDOS pela Metalúrgica Isidros de Alcains e, volto a referir que, o PAI desta iniciativa se deve quase exclusivamente o Sr. Isidro Almeida, já falecido.

Concluído o trabalho fez-se a inauguração.

O David Infante no Reconquista dava nota do evento, muito participado.

Sugiro observação atenta das fotos pois surpresas aparecerão com os atletas presentes.

Assim se cumpriu esta generosa vontade, fazendo.


Nota. A foto última diz respeito a uma mesa sobre desporto que, na Casa do Povo se fez, no âmbito das Comemorações do 10º. Aniversário da elevação de Alcains a Vila.

Da esquerda para a direita, Camolas, então jogador do Alcains, Porém Luis, árbitro da 1ª divisão, Manuel Maria Sanches na data Presidente do Alcains, Professor Pissarra, e dois jornalistas desportivos do Reconquista, com os quais bastante convivi e de quem não me lembra já o nome.

Agradeço ajuda.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário