Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ASSEMBLEIAS da FREGUESIA

Como a Junta da Freguesia foi a primeira eleita em democracia, foi  mesmo necessário, extirpar os resquícios legais da DITADURA e, começar a funcionar com as leis da DEMOCRACIA.

Em texto anterior, já descrevi o modo, e com quem se elaborou e se aprovou o REGIMENTO da ASSEMBLEIA da FREGUESIA.

As reuniões da assembleia de freguesia eram na data muito participadas, quer pelos eleitos, mas sobretudo pelos cidadãos que na data ainda não estavam cansados com a DEMOCRACIA.

Dou nota de uma, presumo que a primeira, Assembleia da Freguesia daqueles tempos.

Como venho referindo os jornais eram um excelente meio de dar a conhecer o que na Junta se fazia ou o seu contrário. E, eu, claro, tinha elevado interesse nisso, pois queria manter os Alcainenses em geral e, dentro destes os meus eleitores, interessados e não desiludidos com a sua votação.

Desde o ensino pré-escolar, INFANTÁRIO, passando pela ESCOLA  SECUNDÁRIA, à pavimentação da Avenida 12 de novembro de 1971, de um novo DEPÓSITO de ÁGUA, a melhoria das BANCADAS do CAMPO  de FUTEBOL, e a questão sempre presente do ALCAINS CONCELHO, tudo era ali debatido, com muita ordem, interesse e espeito por todos os intervenientes.

Esgotada a ORDEM dos TRABALHOS, era dada voz ao PÚBLICO para que os presentes pudessem colocar outros assuntos por resolver.

Em negociações com as IRMÃS FRANCISCANAS de MARIA, na pessoa da IRMÃ CONCEIÇÃO, foi possível abrir o INFANTÁRIO, e ficou a cargo da Junta a decisão de estabelecer as mensalidades em função dos rendimentos familiares, tarefa muito difícil pois, tal como hoje, não era possível taxar os SINAIS EXTERIORES de RIQUEZA, pois tudo declarava o mínimo para pagar nada ou quase nada.

Deixo aqui expresso o maior elogio que posso fazer a esta CONGREGAÇÃO que em muito, mesmo muito, contribuíram para a elevação da educação em Alcains.

A empreitada do edifício do Ciclo Preparatório estava parada por falência do empreiteiro. Situação idêntica acontecia com o Infantário da Pedreira, falência e obra parada. O levantamento e a fixação definitiva do terreno da Escola Secundária avançou, pois como já referi em texto anterior, foi o Doutor Carlos Robalo, na data Secretário de Estado da Educação que despachou a criação em Alcains do ensino secundário, no meu mandato.

A questão ALCAINS CONCELHO foi o lema de candidatura de uma das  listas oponentes.

Constituiu-se no âmbito da Assembleia da Freguesia uma comissão, que sempre apoiei e estive presente nas parcas atividades havidas para se conseguir esta ambição, mas os assuntos da Junta davam-me mesmo muito que fazer.

Nem eu nem qualquer elemento da Junta recebeu o que quer que fosse, para ALCAINS TRABALHAR de BORLA, era o lema.

Com exceção de Sanches Roque e Cunha Belo, dois eternamente apaixonados por Alcains, o assunto foi esmorecendo e acabou com o tempo por amadurecer e, cair.

Até Hoje.

Manuel Peralta


Nota.

Quem assina o recorte do Reconquista é um tal, RP, Riscado Peralta.

A necessidade de dar conhecimento do que na Junta se fazia, foi sempre uma tarefa minha.

Havia, e há ainda, muitos Alcaineneses fora da sua terra que sabem o que por cá  se passa,  pelas notícias do jornal.

Sem comentários:

Enviar um comentário