Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2020

A Extensão de Saúde de Alcains, em tempos de COVID. (1)


Várias têm sido as queixas que, quer por amigos ou familiares, me chegam sobre o estado dos serviços na Extensão de Saúde de Alcains.

Desde a falta de condições do edifício, insuficiente face às necessidades da população, ao quase inexistente atendimento telefónico, bem como às dificuldades criadas à entrada dos utentes, passando pela proximidade entre pessoas quando dentro das instalações, aliada à ausência de resposta aos email, como me aconteceu, não posso ficar indiferente, nem ter medo, sim, é de medo que se trata, de denunciar publicamente o que por ali se passa.

Para o comprovar, dou conta a quem me lê, da reclamação que fiz, a partir de um caso concreto, o meu, sobre o que acabo de dizer.

Sugiro portanto a leitura deste email que abaixo descrevo, bem como as entidades junto de quem reclamei.

Entidade Reguladora da Saúde, Conselhos de Administração das Administrações de Saúde da Região Centro, e da Unidade Local de Saúde e Diretora Clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Unidade Local de Saúde de Alcains, (Extensão de Saúde), e claro para a Câmara de Castelo Branco e para a Junta da Freguesia de Alcains.

Remeti igualmente para uma plêiade de Alcainenses, que residem por aqui e em Portugal e Europa.



Manuel Peralta

***

From: Manuel Peralta

Sent: segunda-feira, 12 de outubro de 2020 13:33

To: 'arscentro@arscentro.min-saude.pt'; 'secretariado.ca@ers.pt'

Cc: 'ucccastelobranco@ulscb-min-saude.pt'; 'ucsp.alcains@ulscb.min-saude.pt'; 'freguesiaalcains@gmail.com'; 'camara@cm-castelobranco.pt'

Subject: Utente nº 273494260, Manuel da Paixão Riscado Peralta, Alcains.


Bom dia

Reclamo a quase inexistente atenção ao utente que paira nestes serviços.

Quer via email, quer por atendimento telefónico, a situação é desesperante.

Por email, não respondem.

Por telefone, idem aspas, aspas.

Hoje e pela terceira vez, decidi voltar a telefonar e anotar. Pelas 12h49, telefonei, pelas 12h51, 12h53, 12h55, 12h57, era desligado de 2 em 2 minutos.

Acabaram por me atender, pelas 13 horas, depois destas tentativas.

Conheço casos ainda mais desesperantes de idosos que ali têm de se deslocar, extensão de saúde de Alcains, apenas para requisitar medicamentos.

Por favor, não digam para não sairmos de casa, evitando comportamentos de risco, para depois nos fecharem as portas e os acessos de que necessitamos.

Reforcem os atendimentos, telefónicos e pessoais para evitar mais ansiedades  aos utentes.

Manuel Peralta




***


From: Manuel Peralta

Sent: segunda-feira, 12 de outubro de 2020 09:07

To: 'ucsp.alcains@ulscb.min-saude.pt'

Cc: 'ucccastelobranco@ulscb-min-saude.pt'

Subject: Utente nº 273494260, Manuel da Paixão Riscado Peralta, Alcains.


Bom dia

Aguardo por resposta.

Com este email, pretendo poupar uma ida à Extensão de Saúde.

Tenho 71 anos, sou grupo de risco.

Agradeço que me respondam. Estou a ficar sem medicação.

Aguardo.

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta



***


From: Manuel Peralta

Sent: sexta-feira, 9 de outubro de 2020 13:46

To: 'ucsp.alcains@ulscb.min-saude.pt'

Subject: Utente nº 273494260, Manuel da Paixão Riscado Peralta, Alcains.


Boa tarde

Agradeço que me seja passada a receita dos medicamentos que estão digitalizados em attach.

Assim.

A minha médica de família é a Srª Doutora Silvia, … “Ricco”.


E ……..R, 40+25 mg, ………….2 caixas.

L …….O, 1mg, ……………………3 caixas.

C …R, 5mg, …………………….. 3 caixas


Agradeço me informem quando poderei deslocar-me à Extensão de saúde para levantar a receita.

O contacto pode ser por email ou para os telefones xxx xxx xxxx ou xxx xxx xxxx.

Caso optem para receita eletrónica, deve ser enviada para o telefone, xxx xxx xxxx.

Obrigado

Manuel Peralta




À medida que for obtendo respostas, delas darei conhecimento. 

Agradeço a todos os que me leem que deem o seu testemunho, quer denunciando, apoiando ou criticando o que por ali e connosco, se passa

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário