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sábado, 8 de junho de 2024

TRÂNSITO EM ALCAINS


1. Em janeiro de 1980, o trânsito em Alcains continuava como dantes, sem qualquer alteração.
Sinais de trânsito, não haveria mais que meia dúzia.
Quem entrava em Alcains vindo dos Escalos passava pela Casa do Povo, EN 352, continuava pela igreja matriz, seguia pelo largo de Santo António, passava ao lado da fábrica Lusitana, estrada de Santo António, e continuava, pelo seminário, até ao cruzamento de São Domingos. O percurso inverso existia, o que causava enormes constrangimentos na fluidez, nomeadamente no pequeno largo da igreja.
Na avenida da Levandeira já se circulava, mas o tráfego interrompia-se perto do Clube Recreativo, visto que as obras de cobertura do ribeiro da Líria, na zona dos antigos urinóis, ainda não estavam concluídas.
Esta avenida, pela junta batizada de Avenida General Ramalho Eanes, por ali estar a casa onde o general nasceu, estava em terra batida com muito pó no verão e muita lama no inverno.
Foi a junta da democracia a concluir estas obras, de conclusão da cobertura do ribeiro onde estavam os urinóis públicos, a calcetar com granito de Alcains toda a sua extensão, a meter esgotos, águas lancil e passeios para os transeuntes, permitindo assim a circulação.
Com estas obras, permitiu-se ali construir não só belas moradias e os prédios urbanos ali agora existentes.


2. Por outro lado, a ribeira da Líria já se encontrava coberta, desde o café do André Esteves, "Requeita", até a casa dos móveis Aquinos na avenida 12 de novembro de 1971.
Estava coberta com placa de cimento, mas não se podia circular, pois havia uma quantidade elevada de tampas de escoamento de águas pluviais que impediam aa circulação automóvel.
Decidiu então a junta tornar viável a circulação do trânsito calcetando toda a cobertura da ribeira desde o café Esteves, passando por onde hoje está a CGD, largo do Chafariz Velho, Seminário até à casa do Sr. João Santos, na avenida 12 de novembro de 1971.
Em todo este percurso, foi colocado lancil para os passeios, instalada rede de esgotos, águas pluviais, águas da rede dos SMASCB, e o largo do Chafariz Velho foi igualmente calcetado, e o poço que ali existia e estava atolado em lixo, foi limpo, lavado e colocada uma tampa, que ainda hoje se mantém.


3. Enquanto decorriam estas obras, decidi então contactar a JAE, Junta Autónoma das Estradas, na pessoa do seu diretor e meu amigo, Engº. Santos Marques, para visitar Alcains e elaborar um estudo, projeto, do trânsito em Alcains.
Concluídas as obras, foi então colocada toda a sinalização que ainda hoje praticamente existe, e o trânsito passou a ter a fluidez que ainda hoje tem, com os DOIS SENTIDOS que todos conhecemos.
A única alteração ao plano ocorreu quando as viaturas que prestam serviço à fábrica Lusitana, passaram a circular junto à ex oficina de granitos da empresa Sanches e Barata, e por detrás do Seminário passaram a ter aceso à fabrica.
Com esta alteração foi possível retirar no largo de Santo António, o acesso à fábrica, 44 anos depois. Todo o resto do plano, com uma ou outra melhoria de pormenor, se mantém.




Manuel Peralta

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