Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

RIBEIRAS - 6 Mil Quilómetros a reabilitar

Segundo noticiou o jornal PÚBLICO de 14 de abril, na página 24, o governo pretende reabilitar seis mil quilómetros de ribeiras no país.


Na parte que interessa ao concelho de Castelo Branco, foram ou serão disponibilizados 460 mil euros para o efeito, no âmbito da (ARH Tejo e Oeste), Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, entidade esta que superintende no concelho, e, obviamente, na ribeira da LÍRIA em Alcains.
Conforme afirma o ministro da tutela, o programa avançará mal acabe a pandemia.
A (APA), Agência Portuguesa do Ambiente, terá concluído o relatório global da intervenções, com base em projetos que foram executados pelas câmaras municipais, com o apoio técnico da APA, e dizem respeito aos fenómenos de erosão, escoamento das linhas de água, redução de cheias e inundações, bem como, melhoria da qualidade da água e execução de açudes ou pontões.
As intervenções aplicam-se em zonas urbanas, renaturalizando os cursos de água e as respetivas margens.


Câmara Municipal, (CMCB), Junta da Freguesia, Agência Portuguesa do Ambiente, (APA), Administração da Região Hidrográfica Tejo e Oeste, (ARHTejo), Inspeção Geral do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, (IGAOMAOT), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, (CCDRC), são entidades que não podem aduzir desconhecimento sobre a mal tratada ribeira da Líria em Alcains.
Fora dezenas de email, participações ao SEPNA/GNR, relativas a uma situação que, em meio urbano, é um atentado à saúde pública dos Alcainenses.


Os proprietários confinantes com a ribeira são as principais vítimas deste esquecimento local, concelhio e nacional. 
Ao ler a notícia do jornal Público, não poderia deixar de dar testemunho público da situação, relembrando pela enésima vez as entidades supra referidas, para a necessidade de não se perder agora mais esta oportunidade de requalificar a ribeira, as suas margens, drenando para a ETAR de Alcains, os efluentes do matadouro da empresa OVIGER.


Alcains tem direito a ser protegido ambientalmente, pelo que aguardo o desenvolvimento desta situação.
Prometo continuar e a não descurar esta oportunidade.
Voltarei.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário