Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

RECOMEÇAR


Decidi após seis anos da morte de meu PAI e três de minha MÃE, voltar à escrita.
O meu filho, será novamente o meu editor.
Acumulei entretanto material para continuar.
Terra dos Cães, blogue fiel e amigo do homem, irá estar mais convosco.
Obrigado.
Vamos a isso.

**
Manuel Peralta
**


Ribeira da Líria – Correspondência


From: Manuel Peralta
Sent: sexta-feira, 24 de janeiro de 2020 13:27
To: 'geral.adlvt@adp.pt'
Cc: 'igamaot@igamaot.gov.pt'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'; 'geral@ccdrc.pt'; 'geral@sm-castelobranco.pt'; 'camara@cm-castelobranco.pt'
Subject: Estação elevatória de efluentes domésticos de Alcains. Deficiente funcionamento


Bom dia Senhora Dona Cláudia André, Coordenadora do Departamento  de Clientes, Produtos e Serviços, da Direção Comercial da Administração das Águas do Vale do Tejo, SA.


1. Respondo agradecendo a sua resposta cuja cópia se encontra em attach.
Sou vizinho da estação elevatória, na avenida 12 de novembro em Alcains. Observo o movimento diário agora das viaturas das AVTejo, como ontem observava as das ADCentro e, anteontem as dos SMASCBranco.
A sua estimada carta, em nada difere das que, as empresas que a antecederam me enviavam… só muda o logótipo das empresas… quanto ao resto… words, words, words.


2. A estação no verão é uma vergonha quanto a maus cheiros e mosquitos, e a sua empresa e as anteriores nada fizeram, em nada modernizaram o degradado equipamento que receberam.


3. Ao poço, depósito dos efluentes, acedem todo o tipo de dejetos oriundos das sanitas, que por sua vez, bloqueiam o funcionamento das bombas, isolando a entrada de efluentes nas mesmas.
A manutenção que se faz é quase exclusivamente corretiva, quando deveria ser preventiva.


4. Esta semana, os SMASCBranco taparam um buraco no pote de esgoto onde, sempre que o deficiente funcionamento das bombas da estação elevatória ocorria, o esgoto corria a céu aberto para a ribeira, vindo deste pote.
No futuro, deixará de ser visto a olho nu, mas decerto que na sanita ou bidé de casa de banho mais baixa, o efluente dará notícia de que existe.
Verá que é apenas uma questão de tempo.


5. A estação, no local onde está, na avenida que tem o nome da data em que Alcains foi elevada a vila, 12 de novembro de 1971, é um atentado ambiental à qualidade de vida dos alcainenses … os mais próximos são os que mais sofrem com a inoperância das sucessivas administrações que passam, e os problemas ficam. Queixo-me, afeta-me, não sou hiopócrita.
Em tempos uma empresa de topografia de Leiria, com quem estive no local, no tempo da ADCentro, fez levantamento para um projeto de condução dos efluentes diretamente para a ETAR de Alcains no cabeço do carvão, eliminando assim este ponto negro do ambiente em Alcains.
Pode dizer-me, por favor o que se passa a este respeito?
Aguardo por resposta e muito obrigado pela carta que me enviou, solicitando que faça subir na hierarquia da empresa, este problema ambiental que há muito aguarda solução.
Peço desculpa pela frieza e desencanto deste email, não é que esteja cansado, só quando morrer, mas a inoperância e a falta de respeito por quem paga impostos, quase que me transformam num ambientalista...
Espero que me perceba.
Melhores cumprimentos

Manuel Peralta


Nota. Agora que na CCDRCentro há uma nova Presidenta, Dr.ª Isabel Damasceno, a anterior passou a ministra, irei oportunamente enviar email sobre os dois problemas ambientais de Alcains, matadouro Oviger, e poluição da ribeira da Líria.

Sem comentários:

Enviar um comentário