Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

INVESTIMENTOS IMPRODUTIVOS

É uma dor de alma.

Passear pela nossa terra, nomeadamente em locais onde foi possível de forma ordenada construir habitação, graças ao interesse e vontade de particulares e observar o que as fotos mostram, é mais que uma tristeza, é uma dor de alma, como por aqui se diz.

Moradias urbanisticamente enquadradas, arquitetonicamente projetadas, gosto e beleza de proprietários na sua casa, tudo obra de particulares, ao passo que desde autarquias, empresas, e entidades, várias, não cumpriram nem cumprem o seu dever perante a comunidade que dizem defender, isto é, entenderem-se entre si para que o investimento feito pelos particulares nas infraestruturas, seja aproveitado, aumentando a qualidade de vida dos investidores.

Porque há que dar um fim a esta situação, remeti ontem, 9 de fevereiro d 2026, para todas as entidades responsáveis pelo desleixo atual, email que abaixo reproduzo.

Autarquia e investidores em loteamentos para construção de habitação, têm feito enorme esforço financeiro em dotar as infraestruturas com redes subterrâneas de gás, comunicações e energia.

Recentemente, a Câmara da cidade de Castelo Branco, na espinha dorsal da Vila, fez elevado investimento de requalificação urbana, dotando toda a zona com rede subterrânea para acomodar as infraestruturas existentes, gás, comunicações e energia, tornando a prestação destes serviços, alojados na rede, mais resilientes, como agora a moda diz.

Ora, quer nos loteamentos, quer na freguesia, estes investimentos oriundos dos portugueses que pagam impostos, lá permanecem sem qualquer utilidade quer para as empresas quer para os cidadãos. Nem cabo, tubo ou fio por ali passa...

Não será já tempo passado a mais para que todas as entidades, cumpram ou façam cumprir o seu dever?

Para onde anda a Anacom, a Erse, a Edp e demais poderes locais?

Nem sequer falo da vista desagradável que se observa, nas fotos supra, que são de vivendas em loteamentos e ruas que, tendo infraestruturas, de nada servem!!!

Uma Autoridade Nacional das Comunicações, ANACOM, sem autoridade, uma Entidade Reguladora dos Serviços Elétricos, ERSE, entidade que nos ENTEDIA, e uma Câmara que neste particular, faz de câmara escura...

Quando o país voltar à normalidade depois destes eventos meteorológicos, sugiro que se pense no assunto e se faça algo.

Não esquecerei, voltarei a insistir. Mais uma vez as fotos assim o denunciam. Até quando?

Ao dispor

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário