PATRIMÓNIO DESTRUIDO
Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco
Senhora Presidenta da Junta de Alcains
1. Para conhecimento remeto estas quatro fotos relativas à intervenção urbanística que estão a efetuar no largo de Santo António.
2. Refletem um antes e um depois, que só agora se conhece, pois a intervenção esteve fechada por taipais, durante os trabalhos.
3. Com autorização não se sabe de quem, embora a responsabilidade seja da Câmara e Junta, foi destruído, e levado não se sabe para onde, o murete com pilaretes em granito, que circundava o monumento.
4. Este murete fazia parte integrante do monumento, edificado em 20.6.1953, dava-lhe um ar de robustez, protegia-o, e criava uma área de proteção e suporte ao monumento.
5. Com esta vossa intervenção, Alcains foi expropriado de um bem, alteraram por completo a estrutura do monumento, e com isso as memórias havidas e, facilitaram o acesso à base e ao fuste do monumento.
6. Os pilaretes eram em granito trabalhado, com forma arredondada no cimo, com encaixes para as corrente de ferro que os protegiam e, andam não se sabe onde.
7. Nas fotos atuais, duas, pode observar-se a aridez, a falta de estrutura, o desconforto da base e do fuste, e a fragilidade que a facilidade de acesso permite.
8. Façam o que entenderem, mas, recuperar os pilaretes e coloca-los onde sempre estiveram, era o que eu faria, CONCILIAR A EVOLUÇÃO SEM DESTRUIR O PASSADO, que foi o que não fizeram.
Mas quem manda...
Aguardo
Ao dispor
Manuel Peralta
Sem comentários:
Enviar um comentário