Páginas

domingo, 8 de maio de 2022

Matadouro Oviger/Fortunnasa - Ponto de situação

Desde 6 de dezembro de 2021, que venho mantendo este tema em aberto, ciente de que desistir não é meu propósito.

Dou a conhecer os email seguintes, que apesar de tardios, são positivos, e isto porque a Fortunnasa, está empenhada em acabar com esta inaudita situação, a poluição da ribeira da Líria, o mais grave problema ambiental da freguesia.

O senhor diretor geral Engº. Fernando Malheiro com quem me avistei pessoalmente, comprometeu-se a renovar o obsoleto equipamento da ETAR da Oviger e, por email que abaixo dou a conhecer, o Senhor Tiago Correia responsável pela qualidade da empresa, refere que “ está para breve a autorização da ligação do coletor poluidor  da ETAR da OVIGER ao coletor municipal da ETAR de Alcains, no Cabeço do Carvão,” situação que desde o início venho defendendo.

Resta-nos aguardar.

Manuel Peralta

Liria do lado nascente, hoje

***


De: Tiago Correia

Enviada: 6 de maio de 2022 16:03

Para: Manuel Peralta

Cc: freguesiaalcains@gmail.com; camara@cm-castelobranco.pt; 'Paulo Bernardino' <paulo.bernardino@cm-castelobranco.pt>; geral@apambiente.pt; sepna@gnr.pt; arht.geral@apambiente.pt; ct.ctb.sepna@gnr.pt; igamaot@igamaot.gov.pt; fernando.malheiro@fortunnasa.com; André Araújo <andre.araujo@fortunnasa.com>

Assunto: RE: Ribeira da Líria em Alcains. Ponto de situação da poluição.


Boa tarde sr. Manuel,

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Pela análise da situação que nos menciona, relativamente a alterações ocorridas de março para hoje, acreditámos que a mesma possa estar relacionada com a redução de caudal da referida ribeira, uma vez que, a nível processo de tratamento, o mesmo não foi alterado desde então.

Até ao seu e-mail de ontem, não tínhamos conhecimento de qualquer alteração à situação. Para que, possamos efetuar uma análise mais aprofundada e célere do que nos comunica, em caso de qualquer ocorrência, peço-lhe que entre em contacto imediato com o Eng. Fernando Malheiro.

Posso, entretanto, comunicar-lhe que, muito foi feito desde o dia em que nos reunimos, sendo que, acreditámos estar para breve, a autorização de ligação ao colector municipal.

Caso pretenda, peço-lhe que, entre em contacto com o Eng. Fernando Malheiro (932 262 610), que certamente lhe poderá adiantar mais pormenores.

Cumprimentos | Saludos cordiales | Best regards | Cordialement | Mit Freundlichen Grußen


Tiago Correia

Responsável Qualidade | Quality Manager


MEATRADING Lda.

Rua da Venda, Lote 6  4705-629 Sequeira

Braga Portugal

T. +351 253 304 180  F. +351 253 304 189

Ribeiro da Levandeira, hoje


***


De: Manuel Peralta

Enviada: 5 de maio de 2022 21:47

Para: geral@oviger.pt; jpedrosantos@fortunnasa.com; info@fortunnasa.com

Cc: freguesiaalcains@gmail.com; camara@cm-castelobranco.pt; 'Paulo Bernardino' <paulo.bernardino@cm-castelobranco.pt>; geral@apambiente.pt; sepna@gnr.pt; arht.geral@apambiente.pt; ct.ctb.sepna@gnr.pt; igamaot@igamaot.gov.pt


Assunto: Ribeira da Líria em Alcains. Ponto de situação da poluição.


Boa noite.

O assunto não está esquecido por parte dos proprietários confinantes com o coletor da Oviger/Fortunnasa, que drena na ribeira da Líria, os seus efluentes industriais.

A reunião havida em 6 de dezembro de 2021 com a empresa, na pessoa do senhor diretor geral, Fernando Malheiro, correu mesmo muito bem. Repito, muito bem. Educado, com vontade de fazer, coisa rara , e que andava a procurar casa para por cá se estabelecer.

Visitámos as instalações, anotámos as dificuldades do momento, a surpresa que causou a informação da situação dos efluentes e, a promessa de que, passados seis meses, já estariam em curso obras de requalificação dos equipamentos da estação de tratamento dos efluentes, nomeadamente a sua modernização, uma vez que no dizer do senhor diretor geral, os equipamentos em serviço eram obsoletos.

Foi a primeira vez desde a extinta Consal até à Oviger/Fortunnasa que tal aconteceu.

Foi igualmente objeto de informação de que a Oviger/Fortunnasa estaria a entrar em contacto com a Câmara, Junta da Freguesia bem como com  as entidades ambientais e fiscalizadoras, que têm responsabilidades na poluição na ribeira, para que seja instalado o coletor, que drene para a ETAR de Alcains, os ditos efluentes. 

Saímos de lá satisfeitos e, dispostos a dar o tempo necessário para que a empresa e as entidades responsáveis se entendam na resolução do assunto..

Fomos entretanto observando os efluentes drenados para a ribeira e, nos meses de dezembro de 2021, janeiro, fevereiro e meados de março de 2022, a satisfação com a situação foi total, entre nós comentávamos que, a continuar assim teríamos pela primeira vez os efluentes a saírem quase limpos do coletor.

Em vão, desde meados de março de 2022 até ao presente, voltou-se aos tempos da Consal e Oviger de má memória e, pior que tudo, de muita poluição. 

Com os tempos de Covid e agora putinados, e, conhecedores de vários problemas que existirão com fornecimento de equipamentos, prazos, alterações nos ministérios ambientais, e eventuais dificuldades em programas governamentais que ajudem as empresas a sobreviver, concedemos o benefício da dúvida e temos todos de ser pacientes com os tempos atuais.

Mas…

A poluição da ribeira existe, os proprietários são uns pobres desgraçados, o ambiente é destruído e, cada dia que passa, é mais um prego cravado no caixão do ambiente.

Decidi fazer este ponto de situação, para que o tema não fique no congelador dos processos, agora que vem o tempo quente e os maus cheiros invadem a zona verde de Alcains.


Ao dispor.

Manuel Peralta

Ribeiro do João Serrão, hoje


***


De: Manuel Peralta 

Enviada: 6 de dezembro de 2021 11:16

Para: 'freguesiaalcains@gmail.com' <freguesiaalcains@gmail.com>

Cc: 'Paulo Bernardino' <paulo.bernardino@cm-castelobranco.pt>

Assunto: Ribeira da Líria. Reunião com o diretor geral da Oviger


Bom dia

Dou a conhecer que hoje pelas 15 horas, o Sr. Diretor Geral da Oviger, Sr. Fernando Malheiro, marcou uma reunião comigo, a que se associam 3 proprietários confinantes com a ribeira, para se fazer um ponto de situação sobre a descarga dos efluentes do matadouro na ribeira.

Tal reunião, deve-se ao facto de eu ter remetido para a Fortunnasa, email a dar conta dos eventos de poluição que o matadouro Oviger, adquirido entretanto pela Fortunnasa, causava na ribeira.

Ao que me disseram, em resposta ao meu email, ficou a administração da Fortunnasa muito surpreendida, pelo facto de, no ato da compra, nada lhes ter sido dito sobre a situação que eu lhes referi.

Dou conhecimento desta reunião para ficarem cientes da evolução deste dossier.

Entretanto a ribeira para lá do coletor da Oviger continua totalmente assoreada, informo.

Cumprimentos

Manuel Peralta


Líria do lado poente, hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário