Dou a conhecer email que hoje fiz às várias entidades que por ali têm responsabilidades, nomeadamente CÂMARA e JUNTA DA FREGUESIA.
De: Manuel Peralta
Enviada: 7 de setembro de 2021 21:43
Para: 'gab.presidente@cm-castelobranco.pt' <gab.presidente@cm-castelobranco.pt>; 'freguesiaalcains@gmail.com' <freguesiaalcains@gmail.com>; 'camara@cm.castelobranco.pt' <camara@cm.castelobranco.pt>
Cc: 'ct.ctb.sepna@gnr.pt' <ct.ctb.sepna@gnr.pt>; 'geral@sm-castelobranco.pt' <geral@sm-castelobranco.pt>; 'geral@ccdrc.pt' <geral@ccdrc.pt>; 'arht.geral@apambiente.pt' <arht.geral@apambiente.pt>; 'igaomaot@igaomaot.gov.pt' <igaomaot@igaomaot.gov.pt>
Assunto: Limpeza da Ribeira da Líria, Alcains.
Boa noite.
1. A foto data de outubro de 2015, data em que a ribeira foi limpa como deve ser.
Desde essa data e até hoje, a Câmara/Junta, têm cortado os arbustos apenas nas margens da ribeira e, o material sobrante, tem assoreado o leito da ribeira, como pode ser observado hoje.
O leito da ribeira está assoreado o que aumenta o perigo de inundação.
2. A foto 6454 é de hoje e mostra o abandono, a incúria e o desleixo, com que os responsáveis pelo ambiente têm ignorado a situação.
Em email remetido pelo Presidente da Junta em 24.5.2021 afirmava, “ no interior da ribeira aguardamos que a mesma fique seca, para se proceder ao corte no seu interior” (sic).
Resido nas proximidades da ribeira há 20 anos e nunca a ribeira secou. Das observações que vou efetuando, está agora na altura em que tem menos água, uma vez que os ribeiros de João Serrão e Levandeira estão secos, afluentes da Líria.
3. Prevenindo inundações seria bom que se limpasse a ribeira com urgência, NÃO COMO TEM SIDO FEITO, mas sim como se fez em2015. Como tem sido feita a limpeza nestes anos, melhora mas não resolve…
Hoje as tabuas que infestam a ribeira têm cerca de 3 metros de altura como se pode ver na foto.
4. Agradeço a quem na CCDRCentro ler este email, por favor, o faça chegar à Srª. Presidente, Drª. Isabel Damasceno.
5. Em visita recente no local, o Sr. Presidente da Câmara de Castelo Branco, Sr. José Augusto Rodrigues Alves, acompanhado de eleitos municipais, conheceu esta horrível situação e foi por mim alertado para esta eterna questão, a falta de cuidado e respeito pelo ambiente e dos cidadãos.
Ao dispor, aguardo que esta situação seja resolvida.
Manuel Peralta
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar