Como habitualmente, a GNR toma conta da ocorrência, abre um processo, conforme se pode ler neste email, e, do resultado do processo aberto, nunca chego a ter conhecimento.
Eficiência muita, eficácia a avaliar pelos resultados, nula.
Mas, não desisto.
Dou a conhecer o email da GNR do Ambiente e a minha resposta.
***
Enviada: 30 de novembro de 2021 17:08
Para: 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente' <sepna@gnr.pt>
Assunto: Líria assoreada, mas, a melhorar...
Boa tarde
Trata-se da ribeira da Líria, que corre na freguesia de Alcains, concelho e distrito de Castelo Branco.
A GNR do ambiente em Alcains, tem sido incansável na resposta, excelente eficiência, 20 valores, mas em eficácia… a ribeira continua assoreada para lá do local onde desaguam os efluentes industriais da ex Consal e atual Fortunna, empresa de Braga que adquiriu a maioria do capital.
A fiscalizar e a ser eficaz, deve a fiscalização incidir para lá da zona verde, ali é que está este nó górdio que ainda se não desatou.
Os proprietários confinantes com a ribeira não podem limpar o que o matadouro suja, pois a estação de tratamento que dizem existir no matadouro, evacua efluentes no coletor que drena estes efluentes para a ribeira, infestando a ribeira a partir do referido coletor.
Não de agora mas tenho fotos de sangue a correr limpo na ribeira.
Estou ao dispor para se oportuno, com a GNR, visitar o local ou locais, objeto deste meu alerta ambiental.
Os militares da GNR de Alcains, sabem quem eu sou.
A impunidade ambiental aqui referida, com que a APA e a ARH/TEJO têm pactuado por ausência de resolução, diz respeito ao ponto 2 do email.
Ratazanas, melgas, mosquitos, infiltração de águas para os poços circundantes com que os proprietários confinantes mal podem regar as suas propriedades, tem sido ao longo dos tempos o dia a dia da ribeira, perante o silêncio ensurdecedor das autarquias respetivas.
Até quando?
Ao dispor e obrigado.
Aguardo pelos resultados.
Manuel Peralta
***
De: GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente <sepna@gnr.pt>
Enviada: 30 de novembro de 2021 16:44
Para: Manuel Peralta
Assunto: RE: Líria assoreada, mas, a melhorar...
Encarrega-me o Exmo. Diretor do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, de solicitar que nos indique a morada exata da ocorrência (Freguesia, Concelho e Distrito), a fim de uma Equipa do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, fiscalizar em conformidade.
Cabo Infª
LSOS
Direção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente
Quartel do Carmo - Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa