Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Maria “Rainha“

Maria dos Anjos Rainha.
Maria dos Reis Patrocínio Raposo.


Fez 99, repito, noventa e nove anos, no passado dia 5 de Janeiro de 2011.
É actualmente a segunda mulher mais idosa de Alcains.
Viúva de Joaquim dos Santos Rafael, mais conhecido por “Jaquim Seguérro” que, além da família, gostava muito de tabaco, cigarro, e ao que conta a história ainda mais da pinga...


O casal teve dois reis, o Manuel e o João e duas rainhas, a Céu e a Alice.
Residiram numa Travessa da Travessa Dr. Vicente Sanches.


A Tia Maria dos Reis Patrocínio Raposo, Maria Rainha, é irmã do Ti Zé Cego do cabeço, já falecido e com biografia no Terra dos Cães.
Passados tempos de casados, o ti Joaquim Cigarro, como gostava bastante da pinga aparecia por vezes entornado, e fumava mais que o forno do Cuco...


Não fazia questão onde o havia, pois morava a dois passos da taberna da Ti Marreca e do sempre prestável e incansável Ti Requeita.



As coisas não corriam bem, e a fama, devagar como um tropeço, passou do Outeiro para o Regato da Sola e deste para o Cabeço.
Não vendo, mas ouvindo de sua irmã a desdita, meditou, meditou em noites de calor e maresia e saiu esta poesia.


Onde vais Maria dos Anjos,
Onde vais tão triste a chorar.
Ai...Ai...Ai...
Vou a ver do meu marido,
Que está na taberna a jogar.
Ai...Ai...Ai...

Está na taberna a jogar,
Com uma grande borracheira.
Ai...Ai...Ai...
Se me querias fazer isso,
Deixavas-me estar solteira.
Ai...Ai...Ai...

Deixavas-me estar solteira,
Solteira é que eu estava bem.
Ai...Ai...Ai...
Em casa dos meus pais,
E à sombra da minha mãe.


Visitei a Ti Maria Rainha no Lar acompanhado pelo seu filho rei Manuel e a sua esposa, irmã do Zé Maria Cambalhota, que me desculpe, mas não me reconheceu, ela que tantas vezes, me falava no Degredo quando visitava sua familiar.
A minha mãe, ainda hoje canta esta cantiga que aprendeu, quando era mais nova.
Vidas duras de outros tempos, retratadas por um cego que via, em versos de um realismo duro como aquelas vidas.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário