Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Trabalhadores nas Câmaras Municipais

Porque o tema é atual, face à prevista redução das Freguesias, e à incapacidade política demonstrada pela “rapaziada” que nos governa de fazer algo a nível das Câmaras Municipais, para memória futura registo no Terra dos Cães, um documento em que nos mostra a situação do número de trabalhadores por Câmara Municipal e a sua proporção com o número de habitantes concelhios.
 
Situação em Portugal
 
 
As cores indicam a situação por autarquia sendo a cor vermelha relativa aos municípios com mais trabalhadores por mil habitantes e o verde claro a situação inversa.
Apresento agora a situação a nível dos 11 municípios do distrito de Castelo Branco.
 
Belmonte
 
 
Castelo Branco
 
 
Covilhã
 
 
Fundão
 
 
Idanha-a-Nova
 
 
Oleiros
 
 
Penamacor
 
 
Proença-a-Nova
 
 
Sertã
 
 
Vila de Rei
 
 
Vila Velha de Ródão
 
 
Resumindo.
Em média, os trabalhadores nas autarquias continuam a aumentar. Em 2008 a média de trabalhadores por mil habitantes era de 18,5 e em 2011 passou para 19,6.
Em 2011, 191 municípios estavam acima da média e apenas 117 abaixo.
Aumentaram o número de trabalhadores 152 autarquias enquanto 156 reduziram.
Estas posições médias conduziram a que para uma redução de 4.496 trabalhadores, houve um aumento de 13.600 pessoas.
Apresento no mapa seguinte a relação das autarquias que mais reduziram ou aumentaram o número de trabalhadores.
 
 
Como se pode constatar, o município da cidade de Castelo Branco, está entre os 20 que mais aumentaram o número de trabalhadores.
Fica este registo para a posteridade, pois a questão da redução do número de Câmaras Municipais vai continuar em agenda.
Não há e cada vez menos haverá no futuro, impostos, para suportar tantas megalomanias...
 
Manuel Peralta

3 comentários:

  1. Antes de mais, muito bom dia. Olhando a nível do país, concordo plenamente com a sua última observação. Contudo, e olhando para o nosso município, tendo em conta os últimos Censos(que davam conta do aumento de população na cidade de Castelo Branco) e as primeiras imagens(que mostram uma média de 9,3 funcionários), diria que Castelo Branco não está mal, nem é caso preocupante. Por outro lado, existem sim casos preocupantes, onde existe urgência de revisão.
    Veremos se no futuro surgem alternativas às cores políticas, que nos permitam resolver os problemas...

    ResponderEliminar
  2. A(s) Reforma(s) Autárquicas! Confesso que não acredito que as mesmas sejam levadas a efeito, qualquer que seja a cor política do partido no poder. E se no que toca às Juntas de Freguesia, ainda concedo o benefício da dúvida, no que diz respeito aos Municípios, pura e simplesmente não acredito.

    Nunca pensei em escrever isto, mas hoje, desiludido com o que já vi, vejo e antevejo, pura e simplesmente, não acredito em reformas deste teor em Democracia!

    E explico porquê! A lógica partidária move-se sempre pelas eleições que vêm a seguir! Porque perdê-las, significa "desarrumar" milhares de boys, a quem pagamos, dos lugares onde estão.

    E onde está a força política, com moral para assumir este ónus!?

    Bem sei, que já Churchill dizia que não sendo perfeita, a Democracia era o melhor dos regimes políticos. Porém não descortino entre os políticos portugueses, um conjunto que consiga dar corpo a esta asserção!

    Porventura excessiva! Mas é o que penso!

    MC...2012.12.19

    ResponderEliminar
  3. Merci de ce blog. Je ne comprends pas tout ne parlant pas la langue de mes parents et grands parents, mais j'apprécie de voir toutes les jolies photos d'Alcains où comme tant d'autres je passe et j'ai passé tant d'été... Rua lavendeira où mes g parents habitent.

    ResponderEliminar