Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Líria, licença para poluir?

Dou a conhecer aos leitores do “Terra do Cães”, email enviado ao Sr. Prof. Carlos Cupeto, homem forte da ARH/TEJO, bem como para conhecimento a toda uma série de pessoas e instituições que têm a ver com a Líria, ribeira que atravessa Alcains, pergunta sobre a atribuição de “Licença para utilização de recursos hídricos para descarga de águas residuais”.

Essa licença, tem sido concedida ao matadouro industrial, OVIGER, ex Consal, e caducou em 14 de janeiro de 2012.


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: quinta-feira, 19 de Abril de 2012 14:47
Para: 'Carlos Cupeto'; 'geral@arhtejo.pt'
Cc: 'seaot@mamaot.gov.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'celeste.capelo@gmail.com'; 'geral@aguasdocentro.pt'; geral@sm-castelobranco.pt; 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'junta.alcains@netvisao.pt'; 'celeste.capelo@gmail.com'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; 'doai@drapc.min-agricultura.pt'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'

Assunto: FW: Ribeira da Liria.Alcains.Licença para Utilização de Recursos Hídricos para descarga de Águas residuais.Matadouro Industrial OVIGER

Sr. Prof. Carlos Cupeto.

Convido-o a abrir o ofício supra.

Trata-se de uma resposta do Sr. Chefe de Gabinete de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Administração do Território, relativa à questão mais geral da poluição da ribeira da Líria em Alcains.


Há entre algumas questões sem resposta, apenas constatações mais que reconhecidas, uma que tenho empenho em aclarar.

Espero que seja o Sr. Prof. Carlos Cupeto a pessoa, Entidade, para me responder.

Como ali se diz, e em carta recebida em tempos do SEPNA/GNR, entidade de méritos reconhecidos na ajuda a resolver esta questão, informavam-me que a licença para utilização de recursos hídricos, para descarga de águas residuais, que o Matadouro Industrial, OVIGER, detinha, caducava em 14 de janeiro de 2012.


Pergunto-lhe então:

1 – Foi renovada a licença à OVIGER?
2 – Se caso foi renovada, qual o Serviço/Entidade que o fez?
3 – Se renovada, mantiveram-se os parâmetros da licença anterior?

Como sabe, apesar dos esforços efetuados pelas Entidades que vão poluindo a ribeira, e pelas Entidades que têm a nobre responsabilidade pela fiscalização e controlo, no sentido da melhoria, é justo reconhecer que a situação está melhor, mas muito longe dos valores médios aceitáveis de um ambiente equilibrado, que a todos nos compete defender.

Como as fotos supra mostram, as descargas da OVIGER, são responsáveis, números redondos, por cerca de 80% da poluição da ribeira, logo, é por aqui que deve ser feito o enfoque principal. Lei dos grandes números...


No entanto, reafirmo, se decidiram renovar a licença ao Matadouro e se se mantiveram os parâmetros da licença anterior, perdemos uma única e decisiva oportunidade de melhorar.

E reafirmo, se quem o fez conhecia a situação, o que posso pensar, digo mais, podemos pensar...?

Com a amizade e estima de sempre, fico a aguardar pelas suas notícias.

Melhores cumprimentos
Manuel Peralta

Desde 19 de abril que aguardo resposta. Ainda não é tarde para o “homem da maratona”.

Este, luta por uma Líria como a foto seguinte mostra.


Não desistirei.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Céptico...

    Gostaria de ter uma opinião completamente diferente. Mas sinceramente não acredito que a visão bucólica da imagem associada ao texto acima, com as margens da Líria, de um verde perclaro e as ovelhas por ali pastando descuidadas, possa vir algum dia a repetir-se.

    Há situações e imagens que jamais se repetem e estas pertencem claramente a esse núcleo.

    Poderão essa imagens - bucólicas - com outras que eventualmente existam, constituir o espólio de um espaço em qualquer Galeria, sob o lema " A Ribeira da Líria já foi assim..."

    Estas palavras só poderão ser interpretadas como um exercício de humor, caustico, mas contido.

    E cada vez mais assumo, que nem sempre um dos contendores vence a batalha em que se empenha. Existem muitas vezes empates técnicos.

    Creio que já se está próximo deste desfecho.

    Mas não havendo vencedores,existe um perdedor.

    O Ambiente...

    Zé MC

    ResponderEliminar