Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

JARDINS e mobiliário urbano em Alcains

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 17 de Abril de 2012 17:50
Para: 'Romeu Fazenda'
Cc: 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'junta.alcains@netvisao.pt'
Assunto: Divisão de Manutenção e Espaços de Lazer da Câmara Municipal de Castelo Branco

Sr. Romeu Fazenda.

Conforme prometi, volto ao tema reativo ao parecer sobre poda de árvores, na freguesia de Alcains.
Uma leitura fundamentalista do douto parecer da ESACB, elaborado de forma genérica para a cidade de Castelo Branco, implicaria no limite, que nada se podaria, mas com benevolência reconheço, que deixa por ali uma ou outra abertura, para que, embora não o refira, se decotem árvores em vez de as podar…
Sugiro no entanto que abra a foto 2071.


Que me diz desta degradada situação? Qual é o parecer da ESACB e dessa Divisão sobre o que se passa na “sala de visitas de Alcains”?
Que vão fazer, agora que as árvores já estão em adiantado estado vegetativo?
É a Junta a responsável pela poda rasa, digo mais, cega, de uma destas árvores da qual só resta o tronco?
E que fazem os serviços de supervisão municipal? Que ajuda presta à autarquia, Junta, em estado de carência objetiva?


Ainda no email anterior referia que “é parecer da Divisão de Manutenção de Espaços de Lazer da Câmara Municipal de Castelo Branco, em consonância com o parecer…”, etc, etc, etc.
Compreendo agora melhor a situação.


Se o parecer da Divisão de Manutenção de Espaços de Lazer fosse da Câmara Municipal do CONCELHO de Castelo Branco, em vez da Câmara de Castelo Branco, outro galo cantaria, e eventualmente a degradação que as seis restantes fotos documentam, talvez não existisse.
Porque não o conheço, convido-o a visitar estes abandonados locais.
Fico, com amizade, à sua inteira disposição.


A tempo:

No blogue “terra dos cães”, pode verificar o estado de degradação, de jardins e mobiliário urbano, quer frente ao novel posto da GNR, quer no largo de Santo António, quer na denominada, infamemente, ZONA de LAZER da LÍRIA.


Face às fotos aqui publicadas, aguardo que a Divisão de Manutenção e Espaços de Lazer da Câmara Municipal do Concelho de Castelo Branco, promova o necessário para resolver tal degradada situação.




















Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Exclusão...Inclusão...eis a questão.

    Creio que MP centraliza a questão no ponto certo. Sendo certo que as Divisões, Serviços, com as mais variadas especificidades, as próprias Câmaras, só existem porque existe um Concelho, por vezes os seus responsáveis, parecem esquecer-se dessa realidade.Focam-se na Sede, porque é ali que reside o aglomerado urbano que lhes garante votos, eleições e poder.

    O explícito naipe de fotos que MP aqui colocou, justificam uma visão abrangente de quem está nesses Serviços para decidir, porque a razão da sua existência e função, assenta no conceito, de que estão lá para servir um Concelho.
    É despiciente avocar para este espaço, a importância de Alcains, como polo urbano mais importante a seguir à Sede de Concelho.

    E em tempos de vacas magras,em que a Autarquia de proximidade, admito que se veja grega para gerir o orçamento disponível, tem que ser a Câmara Municipal do Concelho a assumir o ónus da resolução desses problemas.

    As fotos não mentem...E há ali muito por fazer!
    Mais que fazer, talvez corrigir, e isso estou convencido não acarreta custos por aí além.

    Assim haja vontade...Alcains merece.

    Zé MC

    ResponderEliminar