Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Blog Aberto

Tavares Castilho a merecer um Rafeiro... quiçá de Ouro

Veio noticiado nos jornais. E A Terra dos Cães está com toda a certeza atenta.
No âmbito das cerimónias comemorativas do 290º aniversário da fundação da Academia Portuguesa de História, no passado mês de Dezembro, na sua sede em Lisboa, em cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Elíseo Summavielle, Tavares Castilho viu o seu livro “ Os Deputados da Assembleia Nacional, 1935 -74, galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian de História Moderna e Contemporânea.
A sessão foi aberta pelo Presidente de Honra da Academia, o Professor Joaquim Veríssimo Serrão, que enalteceu o papel da Academia ao longo de quase três séculos de existência.
Participou na sessão o Director do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, António Gomes da Costa.

Uma das quatro obras premiadas foi a do alcainense Tavares Castilho, que já merecera uma menção do Prof Marcelo Rebelo de Sousa na TVI.


Natural de Alcains, José Manuel Tavares Castilho é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestre em Sociologia e Doutor em História Social Contemporânea pelo ISCTE.
Desenvolve actualmente um projecto de investigação no âmbito de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Se a autarquia alcainense e os seus líderes, são por vezes contemplados com Rafeiros de Prata, pelo seu empenhamento em concretizar obras ao abrigo e por obrigação do mandato que lhes foi conferido, por razão lógica, a obra de Tavares Castilho, deverá merecer um Rafeiro de Ouro.

Tem a palavra, o “homem do leme”.

MC

2 comentários:

  1. Seria um“Rafeiro de Ouro” bem merecido.

    Creio não ser a pessoa mais indicada para falar sobre o nosso conterrâneo, José Manuel Tavares Castilho, com quem tive o prazer de colaborar quando ele dirigiu o Jornal de Alcains.
    A última e única vez que conversei com Tavares Castilho, foi há cerca de vinte anos na estação dos correios em Alcains.
    Aquele rosto não me era desconhecido e, o facto de o ver com um braçado de jornais,(Jornal de Alcains) despertou a minha curiosidade. Depois de me apresentar, fiquei então a conhecer melhor o homem com quem colaborava, que também ficou surpreendido porque não me conhecia.
    Fiquei satisfeito com o elogio que fez sobre os meus artigos, entre outros sobre numismática e, ao mesmo tempo agradeceu a minha colaboração no Jornal.
    Por resider no estrangeiro há quase meio século, desconhecia muito sobre a actividade deste nosso conterrâneo. Agora, graças à imprensa, ao MC e ao “Terra dos Cães”, fiquei, ou melhor ficámos a conhecer a prestigiosa carreira deste alcainense.
    Hoje, é a minha vez de o felicitar José Castilho, pelo honroso prémio que recebeu e, pelo excelente trabalho que continua a desenvolver.
    Parabéns.

    MG

    ResponderEliminar
  2. Estimado Sr. Peralta,
    Acabo de me fazer seguidor do seu interessante blog e publicar umas fotografias aéreas de Alcains no meu blog de fotografias aéreas:
    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal
    Agradecia, caso achasse oportuno, que divulgasse este link pelas pessoas que possam estar interessadas em ver essas imagens.
    Com os meus melhores cumprimentos,
    Duarte Fernandes Pinto

    ResponderEliminar