Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LASSIE, LAIKA e RIM-TIM-TIM

Os Cães que povoaram o nossos sonhos de meninos…

Num Blog com este nome tão singular, não é de todo despiciente, que falemos dos ditos, que na TV e no Cinema a preto branco, durante muitos anos, nos deixavam de olhos arregalados, perante as aventuras que eles Cães, protagonizavam. E como primeiro são sempre as senhoras, vamos falar da Lassie, uma Collie, que teve mais 8, sucessores, e cujas aventuras povoavam os nossos sonhos. Foi Lassie a cadela mais famosa no mundo do cinema, protagonizando séries para a TV e até livros.

Aos menos distraídos, não passou despercebido, quando em finais da década de 50, uma cadela de nome Laika, a bordo da nave soviética Sputnik II, foi enviada para o espaço. Estávamos a 3 de Novembro de 1957, e aquela simpática cadelinha, seria o primeiro ser vivo terrestre, a circular em torno da Terra. Terá morrido, entre cinco a sete horas depois do lançamento, muito antes do planeado. Causas prováveis: stress ou sobreaquecimento do habitáculo, causado por problemas técnicos. Este facto, porém, só veio a ser assumido em público, algumas décadas depois do voo da simpática cadelinha, que nos pôs com ar de parvos, a olhar de noite o céu, para tentar ver alguma coisa de diferente. Talvez o focinho da simpática Laika, uma raça Siberiana.

Laika - Raça Siberiana

Outro canídeo famoso, participante em filmes, séries de TV e livros de banda desenhada, foi o Rin Tin Tin, figura emblemática do reino animal que até tem uma estrela no passeio da fama em Los Angeles.
Começou a ficar famoso na década de 20 do século passado, e passou para as décadas seguintes, substituído quando morreu, por cães da mesma raça. Teve 5 sucessores. O original, um Pastor Alemão tem uma história no mínimo insólita. No final da 1ª Guerra Mundial, em França, as tropas americanas encontravam num canil, parcialmente destruído pelas balas alemãs, num buraco, uma cadela que acabara por dar à luz 5 cachorrinhos. Enlevados com o achado, o Regimento fez dele a sua mascote.

Lassie - Raça Collie Americana

E quando regressaram aos Estados Unidos, os cães foram com eles. Um dos militares ficou com um dos cachorros, ao qual pôs o nome de Rin Tin Tin. Educou o animal durante cinco anos, o animal era inteligente e aprendeu a fazer vários truques. Era um Cão de pelo escuro e olhos negros.
O Cão aprendeu habilidades, a saltar de grandes alturas, começou a entrar em shows, e chegou ao cinema em 1923, no primeiro filme vestindo até o papel de Lobo. Actuou em 22 filmes até 1930. O Rin Tin Tin, morreria pouco depois. Mas o filão estava descoberto. Logo surgiu o Rin Tin Tin Júnior, e depois outros, em filmes até 1955.

Raça - Pastor Alemão

O êxito do Rin Tin Tin I,II,III,IV,V, com o sucesso alcançado despertaram outros concorrentes, o mais famoso dos quais terá sido o Lancer.
Os seus filmes e os livros de quadradinhos que então devorávamos, eram o encanto, das crianças que então éramos.
Num Blog que tem um Cão no seu logotipo, a evocação que aqui fazemos de alguns deles, faz-nos recuar à nossa infância, ao deslumbramento, à fantasia. Tínhamos então ainda uma vida inteira pela frente...

MC

1 comentário:

  1. Ainda os canídeos famosos.

    A nossa memória por vezes prega-nos destas partidas que nos dão um imenso prazer.
    Quando esta noite consultei os meus arquivos cerebrais, lembrei-me que em Alcains, talvez no início dos anos 60, também tivemos um canídio famoso. Um cão branco, que andava sempre na camioneta de distribuição com o seu amo, que devia ser conhecido em toda a Beira Baixa e mais além.
    Era o “Cão” do Ti Zé Prata, que tinha a Fábrica dos Pirolitos na Rua do Chafariz Velho.
    Não é que este alcainense teve a luminosa ideia de substituir o seu nome “Prata”, das cápsulas da laranjada e limonada e estampilhar nelas o seu “Cão”!!!
    No início muito procuradas pela catchopada que coleccionava as cápsulas: a “Prata Cão” depressa passou à reserva. Recordo-me ouvir dizer aos meus irmãos mais novos, que a “Prata Cão” já não valia nada; era uma cagadinha; noutros termos; havia muitas.

    MG

    ResponderEliminar