Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AMOR À CAMISOLA - GDA - CASA do POVO

Quando observo estas fotos e, por momentos, me detenho, nas caras das pessoas que as compõem, não posso ficar indiferente.
Relembro primeiro os que já partiram… em viagem… para o outro lado da margem!!!


Depois, o inesquecível GDA, Grupo Desportivo de Alcains, de tantos êxitos, feitos, glórias e vitórias.
Os muitos pedreiros, alguns canteiros, carpinteiros, serralheiros, estudantes, empregados de escritório, alfaiates entre outros, que depois de um cansativo dia de trabalho, treinavam, jogavam, organizavam, e, semanalmente, qual lindo postal ilustrado, levavam a sua terra, ALCAINS, a toda Beira Baixa que em jornal se lia, com pundonor e galhardia…
O geral sorriso, o peito para a frente, a uniformidade na pose que só muito trabalho alcança, inspiram confiança.


Esta minha memória sem arestas, a que chamo SAUDADE, é para partilhar através destas fotos, cedidas pelo Manuel Geada, que por sua vez, lhe foram cedidas pelo José da Conceição Churro Barata, vulgo, Zé Motchinho.
Façam aqui o que eu faço, cliquem sobre as fotos, ampliem caras e sejam solidários… façam comentários.
A lição de AMOR À CAMISOLA dado por atletas e dirigentes bem o merece.
Reconhecer o muito que fizeram sem exigir receber, é um dever.

Manuel Peralta

4 comentários:

  1. Grande Reliquia dos gloriosos atletas de formação na nossa Academia, ( Tapada da Senhora), vi-os jogar na sua totalidade e penso que ainda me lembro dos nomes. 1.ª Foto
    De pé : Sr Ramiro, Alfredo Pacheco, Balaia, Eanes,Rola,(grande dupla de centrais), Rui Espanhol, Ze Mouchinho,J. Nalguinhas, M. Pacheco e Sr.Pereira, penso que o pai do Armando.
    Em baixo: Ze Adonis, Adriano Chapão,Patão,Godinho, Polainas,(o nosso Maradona)e o ultimo nao me lembra agora o nome, mas esteve varios anos em França e mora na Rua do Cemiterio.
    JMT

    ResponderEliminar
  2. O atleta do qual nao me lembrava o nome, é o Sebastião mais conhecido nas lides futebolisticas como o Carlitos. O nome vem de um jogador do Sporting na altura, que tinha as mesmas caracteristicas.
    JMT

    ResponderEliminar
  3. Vamos então identificar os briosos atletas do GDA da 2ª foto

    Da esquerda para à direita: de pé – Zé Lopes, Martins”Rola”, André Esteves, Rui “Espanhol”, Adriano “Mouchinho”, Amadeu, Zé Manel (?);
    à frente e pela mesma ordem : Inácio “Patã”, Zé Adónis, “Polainas”, Amaro, David “Dinhêra), (?).
    Embora alguns dos atletas tivessem efectuado a sua formação na Academia - da Tapada da Senhora - que tenho uma ideia onde ficava, mas onde nunca fui, parece-me que não terei andado longe da realidade!...
    Super dotados, sem desprimor para os restantes, a dupla de centrais – “Rola” e Esteves – as equipas do GDA tiveram quase sempre bons centrais,
    Amadeu, hábil e cerebral, “Patã” de pontapé mortífero, “Polainas”, de baixo centro de gravidade, o Rui Barros de Alcains… ”Espanhol” e “Mouchinho”, raçudos, talvez até um pouco “sarrafeiros”, tipo João Pereira dos “lagartos”!
    Resumindo: peço desculpa a quem não consigo identificar, ou a alguma imprecisão, mas confio que o JMT, que já identificou os atletas da 1ª foto, venha por aqui, complete e confirme a identificação desta.
    Relativamente à 1ª foto, ainda bem que nela está Ramiro Rafael, que liderou sempre o núcleo duro que manteve o Futebol em Alcains, e que se fosse necessário transportar as balizas às costas, estou convencido, até isso teria feito!
    Ele que em finais de 70, aquando do 1º Torneio de Futebol de Salão, cujo rectângulo foi necessário montar no Campo de Futebol Trigueiros de Aragão, até as tabelas, constituídas por blocos de 20, dando serventia, ajudou a erguer!... Também na 1ª foto, o outro “civil”, o primo João Pereira, pai do Armando, e que morreu cedo, confere a esta, também um toque de saudade que não me deixa indiferente…
    MC

    ResponderEliminar
  4. O atleta que que na foto de baixo não está identificado ao lado do DaviD, parece-me ser o Anibal Escudeiro do Supermercado

    João Roxo

    ResponderEliminar