Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Domingo Gordo à moda de Alcains

...à volta do Laburdo rodelado de laranja ácida para cortar... do Feijão Vermelho cozido e temperado com azeite e vinagre, pincelado com colorau, das Sopas da Matação com pão de forno de lenha de Penha Garcia, com sabor a cominhos e das tradicionais Papas de carolo... com arte rupestre desenhada a canela.

...com azeitonas de salmoura, umas, outras, retalhadas com sal grosso e um abundante vinho tinto de 2002 de casta Jaen, Piornos da Adega Cooperativa da Covilhã.

...talhada (capa de aqueduto como diz o meu pai) de queijo de ovelha, hiper curado, mas que, operado com faca de cabo de madeira numa mão e o dito cujo na outra, deu roliça talhada aveludada ao tacto e divinal ao palato.

...com café e digestivo CRF (Carvalho Ribeiro Ferreira) oferta de Natal, salteado com figos secos (passas) de abebreira parda de quintal.

...oito humanos numa mesa que perfaziam um total de 575 anos, capicua de longevidade, que a preceito cumpriam em mangas de camisa a difícil tarefa de cumprir a tradição, sim porque agora em tempo de Quaresma temos de renunciar aos prazeres da carne e ao pecado da gula...

...feita hoje de manhã ronda telefónica pelos 575, enquanto a neve caía... colesterol, atenção, triglicéridos e demais limitadores de liberdade gastronómica, tudo estava bem como de costume.

...recebi entretanto convite para amanhã ir fazer um arroz de bucho, cozido em panela de ferro, em baile fervente com pé de porco, orelha, farinheira e morcela de assar para entrada.

...abraço para todos deste "melias".

- Opíparo almoço confeccionado por
Maria Clara Belo Rafael
Maria da Conceição Teixeira Rafael
Maria do Céu Rafael Pereira Peralta
Manuel da Paixão Riscado Peralta, (temperador).
- Comensais
José dos Santos Riscado Paralta
Maria de Lurdes da Paixão
Pedro Pires Sequeira
Maria de Lurdes Teixeira Rafael

1 comentário:

  1. Ai que saudades do laburdo preparado por minha avó, ti Ana Ramalho por altura da matação cujo ritual decorria num ambiente de grande festa familiar.
    Ai que saudades da abertura do pipo do belo tinto que meu avô, Ti Jaquim Micaelo tão apaixonadamente produzia (durante a vindima, era quase proibido comer uvas).

    João Micaelo

    ResponderEliminar