Páginas

domingo, 21 de março de 2010

C(ã)ontrastes

Do bonito...



A foto mostra uma boa recuperação de uma casa situada na rua Dr. Vicente Sanches, onde viveu a Sr.ª Conceição Carrega e cujo proprietário era o Alcainense Sr.Manuel Carrega, que foi Pároco de Sobreira Formosa.
Em tempos idos, o pároco de Sobreira Formosa deixou de o ser, e foi viver para Lisboa...
Com o falecimento do Joaquim Manuel Carrega Barata Rafael, que era afilhado do Padre Manuel Carrega, e com o falecimento da Maria Manuela Carrega dos Santos (Nélita), os herdeiros decidiram cumprir a vontade do Sr. Manuel Carrega que em vida, terá manifestado desejo de que a sua casa fosse doada para fins sociais.
Assim, por iniciativa da Dª Antónia Carrega Barata, do Francisco Carrega Barata Rafael, e de acordo com os restantes, que eram muitos (herdeiros,) a casa foi doada à Junta da Freguesia presidida por Manuel Martins Marujo.
A Junta da Freguesia efectuou uma boa recuperação do património.


Esta harmoniosa casa, é sede dos Dadores de Sangue da Freguesia de Alcains

...ao feio



Na mesma rua, e no sentido de quem vai do Solar para o largo do Rossio, do lado direito portanto, duas lindas casas, uma muito antiga, outra mais moderna, mas ambas com portados e janelas de granito que ameaçam ruir a qualquer momento.
Trabalho de canteiro artista, harmoniosamente desenhadas e artísticamente trabalhadas, estas pedras(cantarias) fazem parte da nossa identidade, das nossas raízes, da memória de uma sofrida mas nobre profissão que foi a de canteiro, e que corre o risco de desaparecer por completo.
Fonte de preocupação para vizinhos face ao avançado estado de degradação, é um perigo real para quem ali vive e ali passa.
Até quando...

Manuel Peralta

4 comentários:

  1. Este é um pequeno exemplo. Há dias, quando passei pela Rua da Liberdade, fiquei aterrorizado com o estado de degradação em que se encontram muitas das casas dessa que foi, para mim, uma das mais belas artérias da vila.
    No que concerne à quantidade de devolutas, é outro aspecto a ter em conta, sinal de que Alcains tem tido, nas útimas duas décadas, uma evolução demográfica pouco significativa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Pois é... a responsabilidade de preservar o património familiar em 1ª instância é sempre de quem lhe pertence... ou não será assim?!
    Quantas casas abandonadas em Alcains?! Muitas! mas a culpa primeira é a quem pertence e não das instituições que nos representam...

    Sérgio Pinto

    ResponderEliminar
  3. Como é óbvio! A responsabilidade de preservar o património familiar ( em 1ª instância ) é sempre de quem lhe pertence.

    Agora se a autarquia lançasse um programa de apoio à recuperação de habitações degradadas, nomeadamente na Rua da Liberdade ou no Bairro do Outeiro, seria, a meu ver, uma mais valia, sendo que estas zonas mais antigas de Alcains passariam a dispor de um valor superior , pelo menos em termos estéticos.

    Desconheço as razões pelas quais os donos das casas em questão não "colocam mãos à obra" , ou seja, não investem no seu património. Será por razões económicas ou simplesmente por falta de interesse ? Não sei responder !...
    No entanto , se em Alcains a procura de casa fosse superior à oferta, o cenário seria bem diferente do que aquele que aqui debatemos e assistimos.

    Quanto a casas abandonadas, não disponho de números. Mas como diz ( e corroboro ), muitas certamente !

    Em sentido inverso:
    Vendidas e arrendadas nos últimos anos? E actualmente em construção, quantas haverá ? Poucas, certamente !...

    Longe vão os tempos em a expansão urbanística nesta vila tinha um ritmo bem mais significativo.
    Será isto apenas reflexo da crise ou de uma menor descentralização de investimentos por parte da autarquia, que incentive sobretudo as populações a fixarem-se nas freguesias do concelho, evitando por conseguinte o êxodo rural ?

    É aqui que as instituições que nos representam têm, ou pelo menos deveriam ter, uma palavra a dizer...

    ResponderEliminar
  4. Tenho imensa pena que antiga casa da minha bisavó seja considerada o feio dessa rua. Quando já foi a casa mais linda ( e será sempre na minha memória) de Alcains.

    É com a maior pena minha que essa casa já não pertence a família ( que falta de sensibilidade e consideração!).

    A casa assim continuará até que alguém a deite a baixo e não lhe dê 1/3 do valor que ela tem.

    ResponderEliminar