Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Boa Notícia

Desta vez a REFER, antiga CP, lembrou-se não só, mas também de Alcains.
A foto mostra o investimento em curso na electrificação da linha do caminho de ferro, na passagem superior sobre a linha e modernização da estação.
Observada do lado da estação no sentido de quem olha para Castelo Branco, pode ver-se passagem superior em fase de construção.

Do lado da charca tendo para trás ambos os Escalos, os de Cima e os de Baixo, podem ver-se os pilares que vindo do lado dos Celeiros suportarão a passagem superior sobre a linha.

Presenciei na passada semana, grande azáfama no local, muitos trabalhadores, muito movimento no restaurante "O Cantinho" da estação e vim com a certeza de que a imagem que temos da estação e de toda a envolvente vai ser radicalmente alterada.
Pode ser que em futuro próximo Alcains fique cada vez menos, a ver passar combóios...
A REFER está de parabéns face às obras e ao investimento em curso.

Manuel Peralta

3 comentários:

  1. Infelizmente, não creio que "Alcains fique cada vez menos a ver passar combóios". Aliás, a tendência é para que cada vez mais a população passe a utilizar o seu veículo próprio em detrimento do uso dos transportes públicos, sem que haja uma política de incentivo à sua utilização, verificando-se, como se sabe, uma cada vez menor oferta dos mesmos.

    Só uma pequena dúvida: a Estação CP de Alcains não foi, digamos que, despromovida à categoria de apeadeiro ?

    A escolha da sua localização foi, a meu ver, um erro histórico, pois seria uma mais valia se esta se localizasse mais perto do centro da vila ( da então aldeia ) , por razões óbvias.

    Sem querer ser pessimista, eu diria que Alcains irá continuar a "ouvir os combóios ao longe" , isto se o crescimento do seu perímetro urbano se mantiver ao ritmo das últimas 2 décadas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Para quem conheceu a estação de Alcains desde de pequeno pois foi ali que dei os primeiros passos acho que a obra antiga que existia com uma pequena remodelação servia as gentes da nossa terra e não nessecitava desse "mamarracho" de passagem superior para peões pois sao poucos e de alguma idade e custa-lhes a subir pois a cerca de um ano que ali está e o elevador ainda não funciona é o cabo do trabalhos para quem tem de atravessar para o outro lado. Comboios já não são como antigamente que eram directos a Lisboa hoje tem de se mudar 4 vezes e o Intercidades que devia ai parar e que é directo não para (Para quê obra de tanta envergadura para passar um ou dois passageiros por dia e claro os funcionários dessa Estação.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei sem perceber se as alterações, iriam manter ou alterar, a passagem de nível com guarda.

    Não passo no local já há alguns meses. Mas não me esqueço que num final de Dezembro de 68, ou 69,cerca das 23 horas, foi nessa passagem de nível, que devia estar encerrada, mas estava aberta, que foi abalroado e aí perdeu a vida, o meu primo, Quim, motorista da Lusitana e que
    vinha dos Escalos de Cima onde residia, pegar ao serviço. Deixou um filho de poucos anos e a esposa grávida de uma menina, que não chegou a
    conhecer o pai.

    Erro humano de funcionário(s) da Estação, claro!

    A Estação da CP, é assim um lugar em que os meus sentimentos se dividem. Entre as recordações de uma longínqua ida à Estação, ver passar o comboio que levava tropas para o Estado Português da Índia, até ao lugar onde tomava o comboio, arrostando a pesada mala, nos tempos que hoje recordo com saudade, quando dos anos de Coimbra.

    ResponderEliminar